Construção textual: título, tema e parágrafo

Título, tema e parágrafo – Sempre que nos referimos a presente trindade título, tema e parágrafo, nos relacionamos diretamente as partes elementares onde se fazem ás construções textuais. Considerando assim que se requer também um pouco de habilidade por parte do emissor, e que também sobretudo, se compõe de técnicas específicas, a seguir abordaremos algumas situações importantes, o conceito e a aplicação prática referente aos elementos anteriormente mencionados.

Tratando assim de se compor um texto é necessário antes de qualquer coisa, sabermos sobre o assunto sobre o qual iremos escrever, junto disto e também de maneira essencial abriremos todas as idéias sobre um determinado assunto.

Ao contextualizar os casos de maior recorrência poderemos apontar uma gama de diversas posições a serem discutidas de um determinado assunto.

Título, tema e parágrafo

Título, tema e parágrafo

Muitas vezes, ou melhor, na maioria das vezes os concursos públicos, vestibulares, entre diversos outros meios de seleção se atém a temas de matérias jornalísticas, charges, cartoons, poemas, fragmentos de obras literárias, entre diversas outras, todas se retratando da mesma unidade temática.

Definindo-se assim o propósito sobre os que incidirão de forma direta na exposição de idéias é dado o momento onde focalizaremos as diversas atenções para o título do texto, mesmo por que aprendemos desde sempre que o tema se apresenta por uma abrangência considerada um tanto mais ampla. Por isso é muito importante que compreenderemos as formas sistemáticas de diversos aspectos, vejamos um exemplo abaixo:

Tema a ser escrito:

A influência exercida pelos meios de comunicação na convivência humana.

Partindo deste ponto inicial podemos concluir que embora o assunto central do texto se manteve intacto se focou mais em efeitos relacionados á televisão por exemplo.

É necessário que os parágrafos sejam estruturados corretamente desenvolvendo assim idéias secundárias que se interligam no discurso. Sendo assim haverá com certeza á interação entre os interlocutores e também seus envolvidos.