A formulação de um título

O contato inicial de quem avalia redações em concursos, vestibulares e provas em geral é o título. Por isso ele deve ser planejado e construído estrategicamente para chamar a atenção dos leitores. É fundamental muito conhecimento da norma culta da língua para se sobressair, além da simplicidade que é de suma importância.

Para motivarmos uma pessoa a ler algo que escrevemos é essencial criar um título que conquiste a atenção, porém alguns cuidados devem ser tomados para que ele cause impacto.

Na construção do título é importante sintetizar a ideia essencial da redação, cuidando para não ser trivial. Também é sempre positivo ser criativo para conquistar o leitor, assim como apresentar o que vai ser tratado no texto.

Professores recomendam que o título seja o último item a se escrever em uma redação, pois ele resume a ideia principal e como, normalmente, o texto passa por alterações no decorrer da escrita. Entretanto, isso não significa que não se possa iniciar a redação com um título precedente. O título deve ser pensado para refletir a essência do texto, não apenas escrito como algo sem importância.

Uma dica é não fazer cerimônia. Expressões coloquiais podem ser utilizadas, contanto que exista analogia com a redação, não havendo impedimentos de títulos figurativos ou com expressões.

Outro fator importante é ficar atento com relação ao gênero, pois os títulos fazem propaganda da obra, logo o gênero interfere na criação. Cada um ao seu caráter, o título deve ser sensato. Na narração é feita uma história em certo contexto com personagens. Já a descrição é apresentada uma impressão sobre objeto em questão. E a dissertação deve mostrar o ponto pessoal sobre um acontecimento.

Títulos com verbos e sem verbos

Uma pergunta frequente dos vestibulandos é em relação ao verbo, que na realidade é um item opcional. Mesmo dando sentido de ação, não há regra para o uso de verbos, assim como não há normas para a utilização de aspas nos textos do vestibular. Mas preste atenção para não usar aspas desnecessariamente.

Segundo especialistas, títulos que possuem verbos exigem pontuação no final, já os que não apresentam verbos não devem ser finalizados com ponto. Exemplos: Os homens nos dias de hoje (sem ponto). Como superar as dificuldades? (com pontuação, pois possui verbo).

Outra questão essencial é ter cuidado para não sublinhar títulos e prestar atenção na localização. Se no local da redação tiver um espaço com a palavra “título:”, coloque o título em seguida aos dois pontos. Porém, se na folha somente estejam as linhas, Grafe o título no centro da primeira linha e pule a linha posterior, se quiser. Nunca esqueça que o tamanho da letra do título deve ser sempre a mesma do resto do texto.