Temas atuais para redação

Temas atuais para redação - A hora da prova chegou, e agora? É só falar em vestibular que a maioria dos estudantes começa a tremer, roer unhas e puxar os cabelos. Ao mesmo tempo em que os nervos estão à flor da pele, tenta-se imaginar qual são os temas atuais para redação, haja vista que assuntos que não são alvos da mídia dificilmente servirão de pauta para que os textos sejam realizados.

Em todo o começo e meio de ano, diversos estudantes iniciam mais uma maratona de estudos para conseguir ingressar em uma universidade. Porém, para garantir uma vaga na faculdade, o mesmo necessita de planejamento e muito estudo, se dedicando ao edital de cada vestibular. Além das matérias mais corriqueiras da escola, como português e matemática, o futuro universitário precisará também se concentrar em passar pela famosa redação, que em algumas faculdades possui peso ainda maior em relação a nota do restante da prova.

Geralmente, os vestibulares dão prioridade para temas atuais de redação, que abordam grande repercussão nos meios de imprensa (televisão, rádio, internet), sendo normal, os vestibulandos encontrarem assuntos que abranjam acontecimentos que se sobressaíram no país e no mundo nos últimos anos.

Muitas vezes o candidato tem opções de temas para optar na redação, porém alguns assuntos aparecem com mais frequência, e isso faz com que o vestibulando necessite se manter informado. Veja alguns temas de redação para vestibular que costumam ser abordados: Aquecimento global, o desemprego, a economia do Brasil, fontes de energia renovável, meio ambiente, aborto, crise mundial afeta o mundo, pesquisas com células tronco, instabilidade psicossocial, a fragilidade econômica nos países emergentes, como sobreviver às crises, a violência urbana, combustíveis renováveis, a dívida social.

Temas atuais para redação

Temas atuais para redação

Atualmente, têm-se alguns temas para redação em mais evidência, tais como: Rio + 20, a Renúncia de Bento XVI, as Olimpíadas, a Copa do Mundo, O movimento “Yosoy132”: a chamada “Primavera Mexicana”, Yoani Sánchez no Brasil e a liberdade de expressão, etc.

Faça da leitura um hábito

É recomendável que quem irá prestar vestibular fique atento com as atualidades e assuntos de interesse nacional e internacional, pois são fontes de inspiração para quem elabora a prova. Assista aos telejornais, leia jornais, revistas e mantenha-se sempre informado, procurando desenvolver opiniões a respeito dos principais “tabus” da sociedade, como por exemplo, a “Eutanásia”. Procure estar por dentro de todos os acontecimentos da humanidade, pois assim sempre entenderá, ao menos o mínimo possível, para redigir sobre determinado tema de redação. Aqui você encontrará outra dica sobre este mesmo assunto. Mãos à obra!