Como reconhecer sujeito e predicado nas orações?

Sujeito e predicado – Para que o candidato se dê bem em análise sintática, é necessário saber assim diferenciar o sujeito do predicado. Muitas vezes a maioria dos alunos erram uma questão inteira de sintaxe por não identificarem corretamente o sujeito e o predicado, sem compreender a idéia proposta, o que é o mais fácil. Após o reconhecimento de sujeito e predicado, é mais fácil se entender a concordância, regência, voz ativa, passiva, e também uma infinidade de assuntos que são ligadas diretamente á gramática e também a interpretação de textos.

Vamos a seguir dar algumas definições para facilitar a compreensão destas informações.

A grosso modo o sujeito é um termo na oração sobre a qual informamos alguma coisa, como no exemplo abaixo:

Ex: O José foi comprar babanas.

A oração exemplifica que alguém (José) que é o sujeito, foi comprar bananas. Como José é uma pessoa fica fácil assim se identificar o sujeito porém devemos entender que o sujeito é todo o termo da frase que como responsabilidade responde a uma ação.

Sujeito e predicado

Sujeito e predicado

O que é o núcleo do sujeito?

Definindo o núcleo do sujeito, é a palavra mais importante do sujeito, o que não pode ser retirado, o essencial, como por exemplo Em “O José foi comprar bananas.” O sujeito é : “O José” e o núcleo do sujeito é: “José”, pois entre o artigo “o” e o substantivo “José” o termo mais relevante é “José”.

Classificações de sujeito:

Existem 5 classificações de sujeito, estes são definidos como simples, composto, desinencial, indeterminado e oração sem sujeito. Porém explicaremos somente o sujeito indeterminado que é o mais comum de se encontrar em provas de vestibular, este é aquele que não podemos indentificá-lo, podendo ser determinado de duas maneiras, O verbo é posto na 3ª pessoa do plural e não há nenhum outro termo na frase que nos forneça informações para identificá-lo, como no exemplo “Cortaram a grama.”

O que é predicado?

O predicado é tudo, ou seja absolutamente tudo o que se fala do sujeito, para saber definir deve-se conhecer algumas noções de predicação verbal como – Verbo transitivo direto, – Verbo transitivo indireto, – Verbo transitivo direto e indireto, – Verbo intransitivo.

Existem verbos que são chamados de verbos de ligação, porém isso é assunto para outro post.