A hora da redação para concurso

Redação para concurso exige uma preparação. Vale lembrar que é bom ter conhecimento com relação ao costume da banca que irá avaliar, além de compreender bem qual é o tema do texto solicitado.

O concursando que conhece bem a estrutura que cada estilo de redação determina, deve organizar-se para exercitar a redação, entretanto precisa ter alguns cuidados, tais como, escrever com tempo e assunto delimitado, pelo menos, uma redação por dia. Importante lembrar que é bom que alguém da área possa ler algumas das suas redações para ter uma noção real de suas possibilidades e limitações.

Nunca esqueça que uma boa redação é aquela que permite uma leitura prazerosa e de fácil compreensão. Então, para fazer uma redação nota dez é importante fazer da leitura um costume, e usar todas as regras da língua portuguesa. Vale lembrar-se da nova ortografia e das crases, por exemplo.

Algumas dicas para você obter sucesso na redação do concurso

  • – Estabelecer os argumentos sobre o assunto solicitado e os escrever de maneira compreensível.
    Redação para concurso

    Redação para concurso

  • – Não ficar “sem tomar partido” em dissertações, onde é preciso defender alguma coisa. Muitas vezes, a banca busca avaliar a capacidade que o candidato tem de opinar e argumentar sobre determinado tema.
  • – Seja claro e objetivo com suas ideias, sem fugir do assunto.
  • – Procure não escrever períodos muito extensos.
  • – Não utilize expressões difíceis ou desnecessárias na redação.
  • – Evite usar gírias e termos chulos no texto.
  • – Leia bastantes jornais, revistas e esteja atento com assuntos atualizados referentes ao país e ao mundo.
  • – Não esqueça de estudar as novas regras de acentuação e hífens.

 

Itens da redação

A estrutura da redação é combinada por três itens: introdução, desenvolvimento e conclusão. Normalmente, para a introdução é bom escrever em torno de cinco linhas em somente um parágrafo. Nessa parte é onde o assunto determinado é apresentado. O desenvolvimento é o “corpo” da redação, devendo ter no mínimo dois parágrafos. É o item onde é argumentado com coerência o seu raciocínio sobre a questão.

A conclusão é a finalização do texto. É importante ressaltar que a introdução, o desenvolvimento e a conclusão são interligados e dependentes entre eles para que haja coesão e coerência na redação.
No mundo dos concurseiros, a redação é o maior receio nas provas. Muitas vezes, o candidato estuda bastante para a parte objetiva, e esquece a redação, perdendo assim, oportunidade de ser aprovado. O único jeito eficaz de aprender a escrever uma redação nota dez é treinando. Escreva muitos textos sobre vários assuntos, leia e releia quantas vezes for preciso, e nunca esqueça que a prática pode levar à perfeição.

Gostou das dicas para escrever uma boa Redação para concurso?