O que a redação do ENEM solicita, normalmente?

Redação do ENEM - O Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), atualmente está sendo utilizado como exame de acesso ao Ensino Superior em universidades públicas brasileiras através do SiSU (Sistema de Seleção Unificada). A prova também é feita por pessoas com interesse em ganhar pontos para o ProUni (Programa Universidade para Todos). Um dos principais dilemas na hora de fazer a prova é a redação do ENEM.

 No exame do ENEM, geralmente é solicitado ao candidato a construção de uma redação dissertativa, na qual deve ser apresentada uma solução  para a dificuldade em questão. É de suma importância elaborar bem o texto, proporcionando um título adequado, uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. O ponto chave é argumentar e defender de maneira sólida as ideias do texto, não esquecendo o que foi solicitado.

Quais os assuntos de redação mais frequentes no ENEM?

Com relação aos assuntos, o que nota-se é que eles são objetivos e voltados em acontecimentos da atualidade. São temas que envolvem o país, já que o exame é nacional.

Abaixo segue os temas das redações do ENEM dos anos anteriores:

2012 – Movimento imigratório para o Brasil no século 21

2011 – Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado

2010 – O trabalho na construção da dignidade humana

2009 – O indivíduo frente à ética nacional

2008 – Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar

2007 – O desafio de se conviver com as diferenças

2006 – O poder de transformação da leitura

2005 – O trabalho infantil na sociedade brasileira

Quais os fatores importantes para fazer uma boa redação para o ENEM?

A temática solicitada, muitas vezes, tem um viés social que pode e deve ser relacionado com o campo cultural, político, comportamental, ambiental. É fundamental ser claro e coeso na elaboração da redação do ENEM, nunca esquecendo que a litura deve ser fácil, para garantir que o leitor entenda as ideias do texto. Vale lembrar que termos como: portanto, todavia, além disso, e desse modo, garantem a fluidez indispensável, quando empregado corretamente.

Outro fator importante é a apresentação de intervenções, ou seja, medidas que possam aprimorar alguma dificuldade exposta na redação. Na proposta de intervenção é essencial o respeito aos direitos humanos, podendo zerar a redação caso haja posturas radicais ou extremas.

Um ponto positivo é embasar os argumentos com fundamentos, não esquecendo a interdisciplinaridade. Outra dica de suma importância refere-se ao momento da escrita, procure não fazer períodos muito extensos, opte por frases simples, porque estas dão clareza à redação.

A partir das ideias abordadas e revelação dos últimos temas de redação do ENEM, você acredita estar preparado para ser melhor que seus concorrentes no momento da prova? Caso ainda não esteja, sugerimos que leia o texto padrão deste portal intitulado  ”Como fazer uma Redação” seguindo os links contidos nele. Certamente os mesmos serão de grande valia para o incremento de seu conhecimento e, em pouco tempo, você estará apto a saber como fazer uma boa redação para o ENEM! Boa sorte!