Ambiguidade: cuidado com a dupla interpretação

Pronomes possessivos – Consideramos que nos processos de seleção, seja ele em concursos públicos, vagas de emprego, vestibulares, entre outros uma grande pergunta que paira sobre todos os estudantes é a chamada ambiguidade, e se tratando dela não podemos deixar escapar coisas como íntegra os chamados ruídos, entraves, barreiras – sinônimos esses que interferem diretamente na qualidade textual e também merecem toda a nossa atenção e cuidado para que não se torne um procedimento corriqueiro, ou um vício.

Podemos dizer então que a falta de coerência e clareza às vezes expressas pelas ideias de um enunciado, ou texto qualquer, podendo se caracterizar assim como ambiguidade. Para mencionarmos isso de forma mais clara, o significado nada mais é do que o leitor realizar uma dupla interpretação daquilo que foi escrito, ou dito, o que impedirá então que a interlocução seja materializada de forma plausível.

Pronomes possessivos

Pronomes possessivos

O emprego inadequado dos Pronomes possessivos

Partindo então deste princípio pode-se mencionar que são muitos os casos representativos porém por meio do artigo que ora se manifesta, nosso intento é assim abordar o emprego inadequado dos pronomes obsessivos, ou possessivos, que representam um típico exemplo de fato em questão. Desta forma então podemos propor uma análise mais detalhada com base nas informações disponíveis abaixo:

“Assim que encontrou-se com Beatriz, Pedro fez comentários dos resultados do processo avaliativo”

O que se entende é que há uma falta de clareza que ás vezes ocorre na má utilização do pronome “seus” sendo que os comentários feitos por Pedro podem assim estar se referindo aos resultados de Beatriz, aos resultados dele ou também de ambos.

Complicado isso não?

Porém como sabemos a língua portuguesa oferece aos seus estudantes muitos recursos para o qual construímos nosso pensamento, sendo assim proferirmos nossos discursos de forma adequada e compreensível aos olhos de nosso interlocutor, as frases abaixo, deverão assim ser utilizadas para serem mais claras:

 

Assim que se encontrou com Beatriz, Pedro fez comentários acerca dos resultados dela no processo avaliativo.

 

Assim que se encontrou com Beatriz, Pedro fez comentários acerca dos resultados dele no processo avaliativo.