Formas de introduzir e desenvolver uma redação

Há várias maneiras de introduzir e de desenvolver um tema em uma redação. A mais usual, para a introdução, é a declaratória, que consiste em expor o mesmo que diz a proposta usando outras palavras para apresentar o tema e as delimitações sugeridas em, no mínimo, dois períodos. Vamos conferir alguns exemplos de introdução e de desenvolvimento baseado em uma proposta:

Proposta: O homem vem, sistematicamente, destruindo o planeta. O ar, a água e a terra apresentam alto grau de poluição, oriunda das mais diversas fontes. Providencias imediatas de nível pessoal e social precisam ser tomadas, a fim de reverter esse processo.

Introdução declaratória:A natureza está sendo submetida a um alto nível de degradação. Tanto os indivíduos quanto as indústrias destroem o ecossistema. Tal atitude precisa ser repensada para que todos possam viver em harmonia com o meio.

Como formular um desenvolvimento de um texto?

O desenvolvimento é a parte fundamental e mais longa do texto, ocupando, no mínimo, dois parágrafos, os quais devem conter, ao menos, três períodos, organizados de forma coesa, clara e objetiva. A encontrada na maioria das redações é aquela que parte do geral para o particular ou vice-versa.

Modelos de Introdução e de DesenvolvimentoDesenvolvimento: O desrespeito que o ambiente vem sofrendo ao longo do tempo atinge hoje um estágio assustador. O solo esta enfraquecendo pelos defensivos agrícolas, o ar perdeu a pureza em razão das fortes emissões de gases poluentes, e as águas tornaram-se escoadouro dos mais diversos tipos de dejetos. Não há consciência a respeito da preservação ambiental, e as indústrias, cada vez mais desenvolvidas, agridem o planeta de tal forma, que talvez a recuperação se torne extremamente dispendiosa e prolongada.

Continuação do Desenvolvimento: Desse modo, é necessário que a população individual ou coletivamente, reveja seus procedimentos em relação ao uso e à preservação dos bens naturais. Pequenos gestos pessoais, como separar o lixo orgânico do inorgânico, somados aos mais amplos – como controlar a emissão de elementos industriais danosos à atmosfera – cessariam o processo desenfreado da poluição. Também se faz urgente a rigorosa aplicação das leis exigentes, que coíbem tais práticas, bem como a fiscalização efetiva de seu cumprimento.