Qual a importância das expressões idiomáticas em uma redação?

Expressões idiomáticas  – Assim conceituam-se as expressões idiomáticas as que perante a forma de estudos linguísticos são destituídas de tradução, podendo assim serem consideradas e fazer parte daquilo que chamamos de variação linguística, uma vez que estas retratam diversos traços culturais de uma determinada região, dotadas assim de um extremo e evidente grau de informalismo, geradas por meio de gírias e tendendo a serem perpetuadas ao longo de várias gerações.

Por qual motivo isto seria importante para uma redação? Nas redações não é interessante e nem um pouco recomendado se utilizar termos técnicos e científicos, nem tampouco utilizar-se de ditos populares, pois isto empobrece o conteúdo do texto, porém algumas poucas podemos utilizar, para tornar á redação menos rebuscada e mais leve, pois esta deverá ser atrativa para a banca que irá corrigir.

Analisaremos algumas situações a seguir para visualizarmos melhor cada caso, já ouvimos muitas vezes que fulano engoliu um sapo”, ou que “fulano pisou na bola”. assim como diversos outros termos que na maioria das vezes tem como significado um comportamento inaceitável.

Expressões idiomáticas

Expressões idiomáticas

Para aprofundarmos nossos conhecimentos, analisaremos alguns casos abaixo:

Ao pé da letra – literalmente.

Arregaçar as mangas – dar início a uma determinada atividade.

Bater as botas – falecer.

Boca de siri – manter um segredo referente a um determinado assunto.

Cara de pau – descarado, sem-vergonha.

Não esquecendo é claro, sempre respeitando a estrutura principal do texto, com pelo menos três parágrafos, a introdução, desenvolvimento e conclusão, respeitando parágrafos, letras iniciais do que foi escrito maiúsculas, além é claro de se ter conhecimento de causa. Pode-se conquistar este conhecimento através de boas leituras, pesquisas, jornais, revistas, todo o tipo de material informativo é sempre bem vindo para á inscrição de um texto, observando sempre que ao finalizar este deverá ser revisado para correção de erros ortográficos que venham a prejudicar a leitura.