Aprenda a diferença entre imigrante e emigrante

Você sabe a diferença entre Imigrante e Emigrante? Uma dúvida muito comum de muitas pessoas que estão fazendo sua prova de redação está em uma palavra que também acaba aparecendo bastante nas questões de redações. Afinal de contas, o que escrever: Imigrante ou Emigrante? Muitas questões de redações estão sendo feitas ultimamente levantando algumas questões referentes a imigração, e muitas pessoas acabam pensando que as palavras escritas com grafia diferente acabam tendo o mesmo sentido. Mas as palavras não são iguais não, elas possuem sentidos diferentes que devem ser observados em sua redação.

Diferença entre Imigrante e Emigrante

Diferença entre Imigrante e Emigrante

Antes de explicar melhor a diferença das duas palavras, observe o seguinte exemplo:

“O imigrante brasileiro está mandando cada vez menos dinheiro para casa, diante da crise no Japão, nos EUA e na Europa e do movimento de retorno dos expatriados.”

Pois muito bem, vamos então a diferenciação dos dois termos: A palavra Imigrante está sempre se referindo aquela pessoa que entra em um país. Já a palavra emigrante sempre vai estar se referindo a uma pessoa que está saindo do País. Na teoria, parece que esta diferenciação acaba sendo muito simples e o aluno acaba não dando muita importância na hora de realizar uma redação. Mas o que o grande problema acaba aparecendo quando o aluno está redigindo.

O aluno sempre deve ter muita atenção ao enunciado da questão porque a questão do imigrante ou do emigrante está diretamente relacionada ao posto de referência que o texto precisa. No exemplo que citamos acima, a palavra imigrante está se referindo a um brasileiro que saiu do país, mas que está mandando menos dinheiro para casa, no caso, a referência é o Brasil, então ele é um imigrante.

Espero ter ajudado nestas dicas para que possa fazer uma boa redação.