Dicas do que evitar em uma redação

Separamos algumas dicas do que evitar em uma redação para que o texto seja mais valorizado na hora da correção final.

  • Emprego de palavras abstratas no plural

Nem sempre é necessário. Deixá-las no singular é mais preciso. Exemplo: “Os crimes preocupam a sociedade moderna.” (o crime)

  • Pluralização ou uso desnecessário de “meu / minha / seu / sua”

Deve ser evitado, se não houver razão específica para a clareza da ideia. Exemplo: “Os idosos dedicaram todas as suas vidas á família.” (quantas vidas?)

  • Artigo indefinido (um / uma)

Só deve ser utilizado em uma redação se for indispensável.

Exemplo: “É necessário uma conscientização geral, para que haja um efetivo progresso e uma diminuição da pobreza do país” (Nenhum dos indefinidos usados nesse período é necessário, portanto deveriam ser suprimidos)

  • Uso desnecessário de adjetivos

O exagero e a repetição desses termos só estrega a mensagem.

Exemplo: “O mistério insondável, desmedido, incomensurável, que rodeia o homem, criatura imperfeita, minúscula e perplexa, impede-o, muitas vezes, de atuar de forma equilibrada, coerente e sensata, tornando-o confuso, imprevisível e incoerente diante da vida.”

Dicas do que evitar em uma redação

Dicas do que evitar em uma redação

Os adjetivos empregados nesse fragmento são quase todos supérfluos. Só estragaram a idéia, enfeitando-a demais. Mas a retirada de todos eles também seria prejudicial, pois alteraria o conteúdo. Exemplo: “O mistério que rodeia o homem impede-o, muitas vezes, de atuar equilibradamente diante da vida.”

 

 

  • Repetição desnecessária de termos

Empobrece a escrita, por isso deve ser evitada. Exemplo: Um dos grandes problemas do homem urbano é a violência. Tal problema ocorre especialmente nos grandes centros, onde o nível de violência chegou a níveis insuportáveis. Mas de nada adianta tentar combater a violência com o aumento da repressão policial, pois a origem desse problema está nas injustiças sociais e econômicas.

O texto na redação ficaria mais adequado sem as repetições, desta forma: “Um dos grandes problemas do homem urbano é a violência, que ocorre especialmente nos grandes centros, atingindo níveis insuportáveis. Mas de nada adianta tentar combate-la com o aumento da repressão policial, pois a origem dessa questão está nas injustiças sociais e econômicas.