Temas de redação em processos de vestibulares

Temas de redação – Diversas universidades dentro do Brasil desenvolvem uma boa linguagem e até mesmo uma logística para desenvolver formas diferenciadas de se realizar uma redação através de seus métodos de ensino que muitas vezes são bastante ousados, estes processos de redação, variando de instituição para instituição normalmente confundem o aluno. Este artigo tem como objetivo mandar embora este mito e fazer com que todos que realizarem uma boa redação tenham uma determinada base para escrita.

A seguir disponibilizaremos diversos temas que já foram pedidos em processos de vestibular, principalmente da FUVEST. Onde é interessante após se ler esta postagem desenvolver textos para verificar a dificuldade que se tem, se for em relação a conteúdos, ou se você simplesmente não sabe o que falar sobre o assunto, concluindo assim que precisa ler mais e se atualizar para poder escrever.  Porém se o caso for o domínio do assunto e você o tiver, porém não consegue expressar isso com fluência veja a seguir as dicas para se realizar uma boa redação, pois a única forma de se escrever bem é praticando.

Na FUVEST por exemplo, o tema proposto foi “A participação dos escritores brasileiros nas grandes causas cívicas e sociais do País, no século XIX”

Temas de redação

Temas de redação

Enunciado da redação da FUVEST

“Na realidade, o problema do empréstimo lingüístico não se resolve com atitudes reacionárias, com estabelecer barreiras ou cordões de isolamento à entrada de palavras e expressões de outros idiomas. Resolve-se com o dinamismo cultural, com o gênio inventivo do povo. Povo que não forja cultura dispensa-se de criar palavras com energia irradiadora e tem de conformar-se, queiram ou não queiram os seus gramáticos, à condição de mero usuário de criações alheias.”

(Celso Cunha, 1968)” faça uma breve dissertação em prosa para que sejam expostos o que você pensa sobre a iniciativa do Deputado e as questões que são envolvidas pela mesma.

Procure durante o texto apresentar alguns argumentos que sustentem os pontos de vista que você adotou.

Desenvolva o texto observando termos e palavras chaves, além de argumentos positivos e negativos referentes ao assunto que assim realizará uma boa escrita de um bom texto.