Semântica: o estudo do significado

A Semântica é assim chamada pois diz respeito ao significado que as palavras assim representam e ocupando-se do estudo da sinonímia antonímia, paronímia, homonímia, polissemia, denotação, conotação, entre outras, antes de tudo o termo semântica, se refere falar sobre significante e significado, porém estes termos fazem alguma relação com o que exatamente?

Sabemos que assim como muitos outros, fazemos parte de um círculo social, falante da língua portuguesa, que é considerada nosso idioma oficial, podemos afirmar então que esta mesma língua se manifesta de um sistema de signos convencionais que são regidos por certas regras de organização que são representados pelos preceitos gramaticais.

Este sistema de signos se representa através dos elementos que podemos utilizar para nos comunicar através do relacionamento de algo significante e também ao significado expressos anteriormente.

Semântica

Semântica

Como por exemplo, ao falarmos da palavra “pedra”, temos uma imagem psíquica que se associa a algo que a materialize de forma concreta, ou seja, algo representado de forma gráfica – que no caso diz respeito às letras, fonemas e, posteriormente, às sílabas. Ou seja, pedra está associada a um significante e também a um significado como por exemplo: Matéria mineral dura e sólida, da natureza das rochas. 2. Fragmento dela. 3. Rocha, rochedo. 4, Lápide sepulcral. […]. Tais pressupostos nos remetem ao significado.

Algumas atribuições do estudo da semântica

No estudo da semântica também analisamos atribuições para o estudo da Sinonímia, que trata do sinônimo das coisas. Antonímia, que se refere ao contrário das coisas, Paronímia, como no exemplo Emigrar x Imigrar, Homonímia, como nos termos Acento X Assento, entre diversos outros termos que também são importantes porém pouco utilizados em nossa grafia.

Ao compreender estas informações o escritor terá a ciência de como funcionam e o sentido correto dos termos que são utilizados, não se confundindo com palavras e sentidos incorretos passados no que é escrito.