Parônimos: pousar ou posar

Os termos pousar ou posar em orações determinados como pousar e posar sempre se representam com sentidos bastante parecidos, no chamado parônimo, estes que em vez de auxiliarem acabam por muitas vezes confundindo grande parte dos usuários quanto á sua forma correta de utilização. Na verdade apenas pelo fato crítico de uma simples letra fazer toda a diferença no discurso, porém no que diz respeito ás formas e sentidos do que foi escrito, geram bastante controvérsias pois existem uma infinidade de vocábulos utilizados.

Em razão disto, a partir de agora iremos compartilhar algumas informações com os traços que demarcam os dois deles, os que não são bastante familiares e também fazer o emprego correto da utilização no texto fazendo parte desta conduta de usuários deste complexo e dinâmico sistema de utilização que nos qualifica como seres sociais, a língua da qual utilizamos todos os dias.

Sendo assim nunca é demais termos algumas informações em mente como “O avião pousa”, o sentido pousar aqui nesta expressão é assim considerado o chegar á superfície, da mesma forma que eles, os animais, os humanos, entre outros “posam para fotografias”, significando neste sentido fazer pose.

Pousar ou posar

Pousar ou posar

Qual a diferença dos termos pousar e posar?

Analisando estes vocábulos de forma linguística, constatamos que:

O sentido empregado em pousar gera referência em algo que se encontra no ar e também que está prestes a tocar a superfície de algo, por isso, sempre pousamos os talheres á mesa, também algum fardo sobre o chão, presenciamos um avião pousando ou aterrisando, bem como alguém pousando em um determinado local. Desta expressão surgiu a “pousada” ou seja, passar á noite, hospedagem.

Posar entretanto é um estreito entre as línguas portuguesa e francesa, fazendo assim referência ao ato de se permanecer imóvel em uma determinada posição ou seja, fazendo pose.

Portanto sempre devemos ficar atento ao sentido exprimido pelas expressões, já que muitas vezes por apenas uma letra mudamos todo o sentido de algo que é escrito.