Qual a importância da coesão textual?

Coesão é a organização interna de um texto em uma redação, a qual nos permite entende-lo sem perder a noção de conjunto. Os vários segmentos do texto que devem estar relacionados entre si, de forma que propiciem ao leitor a plena compreensão do conteúdo abordado.

Para que isso ocorra, cada frase deve manter um vínculo com a anterior, com ela formando sequência para começar o fio do pensamento. Além da preocupação com o que foi dito anteriormente é preciso também olhar a adiante, para a próxima frase, pois ela pode conter um esclarecimento sobre a anterior.

Vejamos o seguinte exemplo, retirado de um texto escrito por Moacyr Scliar:

- “… Explica muita coisa da história deste país…” na sequência “… e é até uma chave para o seu futuro…”, o pronome possessivo “seu” retoma o substantivo “pais”, acrescentando-lhe uma informação.

Dicas de Redação: Coesão

Três elementos básicos para uma boa redação: coesão, clareza e coerência

É claro que a coesão não funciona sozinha, sem a clareza e a coerência. O resultado de uma boa redação são que esses três elementos não estejam presentes o que é desastroso. Confira.

Assim, percebe-se que a escrita é uma atividade que requer organização, pois frases desconexas não resultam em um conteúdo compreensível.

As relações de sentido entre as orações e períodos são mantidas pelos recursos de coesão, também chamados de elementos de ligação.

Existem diversas possibilidades de estabelecer a coesão e assinalar os vínculos entre os componentes das frases ou do texto, utilizando os seguintes elementos: Sinônimos, Numerais, Advérbios, Associações.