Estrutura de uma redação

De uma forma descrita e bastante resumida, uma boa redação precisa ter um esqueleto correto acima de tudo, caso a redação esteja excelente e não respeite este esqueleto, automaticamente ela será desclassificada, levando assim em conta esta deverá ter o equivalente a três partes distintas.

Introdução:

  • Introdução é o ato de entrar, fazer entrar, fazer fixar, o início do texto escrito deverá ter esta denominação uma vez que é grande responsável por fazer com que o leitor queira adentrar ao que foi escrito, fixar os olhos e querer ter interesse em se aprofundar no texto.
  • Na introdução deverá ser utilizada uma idéia principal, ou seja um tópico frasal, este que será discutido posteriormente, não só no primeiro parágrafo mas também no restante do texto.

como fazer uma redação-4

  • Por ser definido como o primeiro contato do leitor com o texto, a forma que se dispõe a redação é muito importante, devendo assim se explorar os objetivos do texto, em orações que sejam atrativas para a leitura, não se alongando muito na etapa, utilizar-se de três linhas já é suficiente.

Desenvolvimento:

  • Esta parte é a chamada corpo do texto, onde o tema discorrido é abordado e também como o próprio nome diz desenvolvido, após se introduzir o tema é necessário debatê-lo, através assim de uma exposição dos argumentos.
  • É necessário também que se tenha idéias bastante claras e precisas, por isto é interessante se utilizar de uma linguagem simplificada, e também se evitar períodos muito longos, tornando assim a leitura enfadonha e monótona.

Conclusão:

  • Concluir é finalizar, acabar, portanto assim se considerar o desfecho do texto, muitos não se preocupam com o desfecho do texto, porém se não se tem um cuidado especial a leitura se tornará vaga e sem propósito, deverá se reunir e finalizar todas as idéias passadas no texto, resolvendo um problema apresentado.