Informações importantes sobre os termos “agradecer” e “agradecer a”

Estes verbos normalmente geram muitas dúvidas para pessoas que irão o transcrever pro papel, principalmente se for o caso de algum tipo de concurso público, vestibular, vagas de emprego, etc, onde muitas vezes o nervosismo fala mais alto.

Observe os exemplos:

1. Os funcionários agradeceram o aumento de salário.

2. Os funcionários agradeceram aos patrões o aumento de salário.

Por qual motivo foi utilizado preposição e o artigo “ao” e na  primeira frase não?

Na primeira expressão os funcionários demonstravam gratidão por algo que foi feito, como o aumento de salário em que eles se beneficiaram. Já na segunda oração estes funcionários mostram-se gratos à alguém, como por exemplo os patrões, por algum motivo, este no caso o aumento de salário.

como fazer uma redação-3

Qual a diferença entre “agradecer” e “agradecer a”?

A diferença da frase está na regência do verbo “agradecer”, este que muda de acordo com a transitividade verbal.

O verbo agradecer pode ser considerado como:

Transitivo indireto, quando seguido de preposição “a” e significar estar grato a alguém com ou sem especificar o motivo.

Como nos exemplos a seguir:

Ele agradecia aos convidados/ Agradeceu-lhes a atenção prestada / Agradeço a Deus as bênçãos derramadas e não simplesmente: Agradeço Deus…

Este verbo será então transitivo direto e indireto quando agradecer ao mesmo tempo pessoa e coisa, como no exemplo a seguir:

A menina agradeceu ao professor a nota. (Utiliza-se a expressão “lhe” para se referir á pessoa e os termos “o, a, os, as” para coisa como nos exemplos :

Recebeu a medalha, então, agradeceu-a ao treinador.

O treinador ajudou a atleta a vencer o torneio. Então, ela agradeceu-lhe o empenho.

O verbo poderá ser considerado Transitivo direto quando expressar gratidão por algo (ação, objeto):

“Transitivo direto quando expressar gratidão por algo (ação, objeto)”

“O político agradece os votos”

“Ele agradeceu o convite”

Alguns pontos são importantes, nunca diga “Agradeci o médico pelo atendimento ou A menina agradeceu a professora pela nota recebida” por dois simples motivos, primeiro por que deve-se utilizar a preposição “a”pois o agradecimento é prestado a uma pessoa (conforme explicado acima). E segundo também por que não se agradece alguém por alguma coisa logo não se utiliza pelo ou pela.