Redações para processos seletivos de empregos, concursos públicos ou vestibulares

Procurando por dicas de como fazer uma boa redação dissertativa? Muitas vezes, ao nos depararmos em qualquer tipo de processo de seleção, seja ele para emprego, concurso público ou até mesmo vestibulares, sempre tememos ou alguma disciplina ou algum tipo de conteúdo específico que, normalmente, cai nas provas, porém por unanimidade, recentemente, foi feita uma pesquisa, onde a maioria das pessoas, possuem como temor ao realizar um processo de seleção, fazer uma redação dissertativa argumentativa, devido a dificuldades, muitas vezes, que as pessoas possuem de passar ideias para o papel assim com a incerteza de como será realizada esta correção. A seguir informaremos alguns passos para que quem realize uma redação dissertativa argumentativa possua uma boa abordagem e um bom desenvolvimento de um texto de qualidade.

Dicas de como fazer uma boa redação dissertativa

Em um primeiro momento deveremos ser sucintos, normalmente a redação dissertativa argumentativa requer algumas regras e possui um grande enunciado, este enunciado deverá ser lido com muita atenção, diversas vezes para que se possa refletir sobre a ideia inicial e discutí-la, chamando a atenção de quem está lendo o que você escreveu. Sempre é bom  separar informações em tópicos, em palavras chave para que sejam desenvolvidos no máximo dois pontos de vista abordados sobre o assunto, para que o texto não se torne pesado e sem sentido.

No desenvolvimento é necessário que quem escreve passe á ideia de que entende do assunto e não que o leitor tenha o pensamento de “será que esta pessoa sabe o que faz?”, é sempre importante estabelecer duas retas com dois pontos de vista distintos, de certa forma discutindo sobre o bom e o mau sentido do tema abordado, porém dando vazão para que o leitor possa ter argumentação sobre o assunto que é proposto neste tema.

Ao finalizar esta tarefa, o escritor sempre terá de deixar claro uma ideia subjetiva, porém sempre defendendo seus argumentos propostos no texto com coesão e coerência, pois de nada adianta que o escritor passe diversas informações e não as una de certa forma, dando um sentido real ao que é lido. O leitor de sua redação dissertativa deverá ter a ideia fixa em mente do que irá ler e que terá de refletir sobre o assunto tratado posteriormente, além de definir o sentido do texto ter de discutir sobre o assunto pois, ficaria muito confuso para quem lê caso isto ocorra.

Estes são alguns passos importantes para que se faça uma boa redação discursiva argumentativa:

  • A estrutura dos parágrafos e a sua divisão, observando se há introdução, desenvolvimento e uma boa conclusão, por isso é bom que o texto seja analisado diversas vezes e reescrito se for o caso, pois muitas vezes o candidato escreve uma ótima redação porém, esquece da conclusão do seu texto.
  • É necessário que por padrão as redações possuam entre 25 e 35 linhas no máximo conseguindo estes passos com certeza terá uma ótima redação.

Gostou das dicas de como fazer uma boa redação dissertativa?