Como escrever uma redação sobre você mesmo?

Procurando por dicas como fazer uma redação quem sou eu? Então, dá só uma olhada no post.

Um dos temas que é utilizado praticamente com unanimidade e uma das solicitações mais frequentes como temas de redação de entrevistas de emprego e escolas além de alguns vestibulares e concursos específicos sempre procuram abordar por parte do candidato o tema “Quem sou eu?”. Este assunto, muitas vezes considerado um tanto polêmico e solicitado diversas vezes em concursos públicos é utilizado por ser como um auto-retrato do candidato, como uma exposição de si mesmo onde mostrará características humanas e psicológicas muitas vezes de quem escreve o texto. Muitas pessoas em maioria acabam tendo grandes dificuldades para elaborar um bom texto com este tema, e á seguir iremos explicar alguns passos de como frazer uma redação sobre “quem sou eu?”.

Uma das orientações a ser passadas considerada a mais importante é que ao escrever um texto com este tipo de tema é como tratar de uma descrição pessoal, relatando características que mostrarão o seu caráter, modo de agir e pensar. Para isso existem algumas características que deverão ser seguidas.

É necessário primeiramente que se represente verbalmente o ser neste caso quem escreve indicando seus aspectos mais característicos que o individualizam e o distinguem das demais pessoas, não é necessário é claro que se coloque o maior número de detalhes possíveis porém sempre analisar os traços mais singulares e importantes de sua característica pessoal ressaltando uma impressão de domínio e singular quanto á pessoa que escreve. Observe sempre e tente captar a alma das situações e do objeto que é tratado no texto, o grande erro que normalmente ocorre neste tipo de texto é no momento inicial dizer o que é a coisa descrita.

Dicas como fazer uma redação quem sou eu:

Utilize de metáforas, como se você mesmo nunca tivesse se visto, analisando tato, olfato, características físicas e psíquicas de forma impessoal, como se fosse revelada por um terceiro dando a percepção a quem lê o texto de todos os sentidos tanto físicos como psíquicos da sua pessoa.

Ressalte sempre características que são mais marcantes e mais expressivas em você, como se fizesse um auto retrato mostrando a quem lê o que normalmente ressalta você das demais pessoas no meio de uma multidão por exemplo.

Imagine-se sempre o interlocutor da situação, pense que está se descrevendo para alguém abordando aspectos subjetivos e emocionais ajudando você a compor uma redação de quem sou eu? de uma forma mais sincera com menos receios de se expor.

 

Gostou das dicas como fazer uma redação quem sou eu?