Cuidado na ambiguidade do texto

cuidado na ambiguidade do texto

cuidado na ambiguidade do texto

Um dos deslizes bastante comuns aos candidatos a um processo de seleção que necessite de redação que na maioria dos casos invalida a mesma excluindo diversas pessoas que na maioria das vezes são capacitadas como em provas do Enem ou em concursos e vestibulares é um fantasma chamado ambiguidade. Este tipo de erro possui um nome tão feio quanto as consequências que ele acarreta, o significado do termo nada mais é do que a duplicidade de sentido em uma construção sintática.
Em uma boa redação ao escrever procure evitar frases confusas e ambíguas, ou também de duplo sentido na construção sintática do que foi escrito. Estas frases ocorrem da má pontuação, ou também da má colocação de palavras, podendo ser percebidas em uma leitura bastante alerta e também oralizada que costumam ajudar bastante.
Na ambiguidade deverão ser utilizadas e evitadas a utilização de termos que expressarão de forma clara e também objetivamente o que se pretende mostrar.

Cuidado com a pontuação

A construção de um texto é algo que se deverá ter muito cuidado ao verificar observações a serem feitas, a pontuação e colocação de palavras em locais corretos, já que podem mudar completamente o sentido do que foi dito, uma vírgula mal colocada pode mudar totalmente o sentido da frase e ainda poder tornar tudo o que foi escrito bastante confuso, já que não ficará claro para quem irá corrigir esta redação o que o autor quis dizer em seu texto.
É interessante sempre observar a estrutura do que está sendo escrito, a pontuação, a finalização, tudo isto pode ser observado se fazendo um rascunho do texto, onde também ao passar á limpo poderão se corrigir possíveis erros de grafia e pontuação tornando assim o que foi escrito mais limpo, e também mais leve aos olhos do leitor, já que a banca de correção terá diversas outras redações para corrigir com temas das mais diversas formas escritas, devem-se também observar á repetição de termos e a utilização de gírias que acabam pegando mal no que foi escrito, discredibilizando a mensagem que foi passada no texto com tanto entusiasmo pelo autor.