O que é exigido na Correção de redação?

Correção de redação – O sistema de vestibular realizado por diversas universidades no país leva em conta a redação dissertativa como um dos requisitos de grande peso na avaliação a ser realizada, e esta será sempre corrigida por uma banca de professores e examinadores que criteriosamente irão realizar a correção do texto escrito.

Objetivo principal das provas de redações

As provas de redação da língua portuguesa tem como objetivo principal avaliar a capacidade dos alunos em expressão, comunicação e também na modalidade escrita da língua portuguesa. O candidato deverá realizar um texto dissertativo que possua uma extensão mínima de 30 linhas e no máximo 60 linhas, como dica para escrever procure não ultrapassar 40 linhas para que o texto não fique chato e difícil de se compreender além de dificultar á compreensão serão descontados bons pontos de coerência no que foi escrito. Além disso é necessário que a redação seja legível, caracterizando períodos curtos, frases de palavras simples juntamente com a coerência e coesão, com base em um tema formulado pela banca examinadora. A função deste texto será motivar o candidato para a redação, ao despertar idéias e também propiciar o enriquecimento de informações que poderá haver na prova textos e também outros elementos correlacionados ao assunto em questão.

Correção de redação

Correção de redação

Critérios da avaliação de redações

Os critérios de avaliação que são realizados de forma mais abrangente referem-se ao desenvolvimento do tema, á observância da apresentação e também da estrutura textual e também ao domínio da expressão escrita. Em termos relacionados de forma restrita estabelecem-se critérios específicos que são relacionados e ligados a cada item descrito.

A letra ao escrever deverá mostrar a sua personalidade, isto é a chamada Grafologia, para muitos a Grafologia deve ser levada em conta juntamente com a estética da escrita, como em alguns exemplos descritos abaixo:

  • Nada de n parecido com r;
  • Nada de s parecido com j;
  • Nada de j com cara de s ou vice-versa;
  • Nada de ç com cara de ss;
  • Nada de y com cara de g e vice-versa;

 

Estas foram algumas regras para se escrever uma boa redação e também os critérios de avaliação dos mesmos, portanto boa sorte e bons textos.