Como usar o cujo?

Você sabe como usar o cujo? A utilização deste pronome, cujo, é semelhante a tantos outros assuntos que são ligados muitas vezes a gramática, e devem ser encarados sobre algumas regras específicas. Temos de convir que se tratando de oralidade não é um pronome muito comum de ser utilizado, porém quanto á escrita de seu uso é bastante notável. Por isto é necessário sempre estar atento ao modo de se utilizar corretamente a língua portuguesa.

Partindo do princípio temos como consciência de que é algo que se trata de um pronome relativo e variável, analisaremos a seguir as peculiaridades destes casos por alguns aspectos como:

O termo é utilizado somente quando ocorre o sentido de posse, fazendo assim referência aos termos que antecedem á oração, e também ao substantivo que ocorre após a oração.

– O garoto, este que, o pai, esteve aqui…

A oração exprime a respeito do pai do garoto, expresso antes.

Como usar o cujo

Como usar o cujo

Observe o uso correto do pronome “cujo”:

Não se utiliza artigo definido entre o pronome, sendo ele utilizado em discussão (cujo) ou também no substantivo subsequente. Analisando o exemplo anterior:

O garoto cujo (o) pai esteve aqui (situação inadequada)

O garoto cujo pai esteve por aqui… (forma conveniente)

Este pronome deverá aparecer antecedido de preposição antes mesmo que a regência dos termos posteriores exigir como nos casos:

Aquela é a família de cuja casa todos gostam.

Ao analisar o verbo gostar, podemos sim constatar que ele possui sua classificação como transitivo indireto, exigindo assim á utilização da preposição.

Esta é aquela professora onde acreditam todos em sua experiência.

Acreditaremos sempre em alguma coisa ou algo, logo, todos eles, acreditam na experiência desta professora.

Eis, aquela amiga, cujas atitudes não concordamos.

Ao concordarmos, concordamos sempre com algo, ou seja, não concordaremos com as atitudes da amiga.

Observando a regência dos verbos, muitos saem de forma estranha, porém é preciso passar por cima deste aspecto, sempre optando por utilizar a forma correta, quando necessário.