O que é Crase?

Você sabe como usar Crase? A palavra crase vem originalmente da palavra “krasis” que em grego significa fusão e mistura, ou seja a crase é a fusão ou também sobreposição de dois “aa”, ou “aas” evitando assim uma pronúncia de palavras desarmoniosa, por exemplo, ao invés de dizermos “volta a as aulas” faremos a contração destes as, evitando que ocorra o choque fonético de duas vogais idênticas.

Existem também alguns casos onde a crase é designada para a contração da preposição a com o artigo, pronome demonstrativo ou inicial dos pronomes demonstrativos ou pronomes relativos.

Como usar Crase

Como usar Crase

Veja que crase não é o nome do acento, ele se chama acento grave da fusão de duas vezes as letras aa.

Para não se confundir ao escrever um texto e utilizar-se de crase na escrita existem algumas regras práticas que iremos aplicar para se utilizar corretamente desta regra infalível.

 

Como usar Crase

A fim de saber quando usar Crase devemos estar atentos a diversos sinais. Procure substituir a palavra feminina por uma masculina como por exemplo “fui à escola”, caso você consiga flexionar a frase desta forma “fui ao colégio” é utilizada para preenchimento a crase.

Existem também alguns casos onde os verbos apresentados são transitivos indiretos, exigindo a preposição a como por exemplo “Obedecer a …, Obedecer ao regulamento, e Obedecer à norma. É importante, além disso, salientar que esta regra não se aplica a nomes próprios.

É possível também em casos que pode-se substituir a por para ou a por para a como por exemplo “Viajou à França – Viajou para a França. (preposição para + o artigo a)”.

Pode se também em alguns casos substituir o verbo regido pela preposição a para o verbo voltar que irá regir a preposição De, como no caso “Chegou á espanha”- “voltou da Espanha”; vou á Recife – volto de Recife; vou á Campinas – volto de Campinas. Utilize sempre acento de crase onde a frase obtiver Da.

Existem alguns casos obrigatórios de uso da crase como em locuções adverbiais, propositivas e também conjuntivas, locuções adverbiais femininas, termos femininos ou masculinos, locuções conjuntas, locuções prepositivas, para evitar a realização de ambiguidade. No caso de se utilizar de indeterminação não haverá o uso de crase.

Casos que não há o uso de crase como antes de substantivos masculinos, antes de verbos, antes de pronomes pessoais, antes de pronomes demonstativos.

Além disso a crase também poderá ser utilizada no caso de locuções adverbiais exprimindo hora determinada e em caso que o numeral seja precedido de artigo, recebendo assim também o acento.

Estas foram algumas das regras mais importantes na utilização de crases. Para que saiba Tudo sobre crase, acesse este link, ele irá retirar todas as suas dúvidas existentes a respeito do assunto.

Aprendeu como usar crase?