Como fazer uma redação com o tema “quem sou eu”?

A pergunta “como escrever uma redação sobre mim?” Aparece na sua cabeça? Então confira as dicas.

Porque escrever uma redação sobre mim?  Um dos temas mais frequentes, principalmente em processos se seleção de empregos porém ultimamente bastante utilizado em vestibulares e concursos públicos é o tema de redação dissertativa sobre o tema “Quem sou eu?”, este tema é o mais temido e mais difícil de acordo com pesquisas realizadas recentemente sobre os temas mais comentados e abordados em concursos e entrevistas de empregos. Este tipo de dissertação é bastante criticado pois é o tipo de texto que nunca tem como quem o executa ter uma noção se escreveu realmente bem ou não, por isso a seguir iremos passar alguns passos para realizar uma boa redação sobre si mesmo.

Este tema basicamente lida com um auto retrato, uma forma de expor á si mesmo e um dos fatores mais importantes e relevantes para o escrever é tratar o tema como uma descrição de si mesmo, relatando sempre características físicas e psíquicas do ser além de modo de agir e pensar.

Redação sobre mim

Redação sobre mim

É importante sempre levar em conta os aspectos mais característicos da pessoa, por menores que sejam, o que realmente o individualiza e faz á diferença no ser, além disso é preciso sempre analisar os traços mais singulares e mais salientes ressaltando uma impressão dominante e singularizante.

Qual o objetivo de escrever uma redação sobre mim?

Em resumo a grande finalidade da descrição é transmitir a pessoa que lê a impressão que o que é descrito possa ser visto ou imaginado através de sentidos além de ser mais do que uma fotografia dando á possibilidade do leitor interpretar captando a alma do objeto que é descrito no texto.

É relevante também que o candidato apresente e ressalte informações e características que sejam mais expressivas fisicamente e moralmente, principalmente o que o ressalte no meio da multidão, uma forma de falar, agir, um diferencial bem como também um sinal na face.

Tente sempre realizar isto como se fosse um retrato falado, para uma pessoa que precisa lhe localizar e como você seria encontrado se tivesse de ser visto na rua em um show com milhares de pessoas, e também em uma sala de espera.

Realize sempre comparações, metáforas, misturas de sentidos, tornando o seu texto mais expressivo, poético e que passe sentidos e sentimentos ao que está lendo, tornando a leitura agradável e gere o sentimento no leitor de que tenha vontade de conhecer á pessoa que é especificada no texto descrito.