Pensar antes de escrever para passar a ideia que foi solicitada

Quer aprender como fazer uma redação perfeita? Para quem quiser fazer uma dissertação, que hoje é um dos meios mais comuns em processos de seleção de todos os quesitos, bem como vestibulares é necessário que o candidato não simplesmente saia escrevendo diversas coisas a esmo. É muito importante se ter alguns cuidados ao escrever que no final farão toda a diferença.

Existem alguns passos para que a redação fique perfeita e impecável, porém mesmo seguindo estes passos muitas vezes quem escreve não consegue passar a ideia final da proposta passada através do texto.

Como fazer uma redação perfeita

Como fazer uma redação perfeita

 

Vejam alguns pontos importantes para saber como fazer uma redação perfeita:

 

  • Entenda melhor o tema: É muito importante que o candidato que irá realizar a redação saiba o que estará escrevendo, por isso é necessário que o candidato sempre leia bastante jornais, revistas, meios de comunicação, procure sempre estar atualizado nas informações para saber o que irá falar.

 

  • Se o tema proposto for algo objetivo, firme uma ideia antes de começar esta redação, mas se for uma proposta subjetiva, separe informações relevantes passadas no enunciado do texto e não tenha dúvidas que realizando um esboço do texto serão melhoradas no resultado final as suas idéias.

 

  • Importe-se com a objetividade, o texto deverá ser enxuto tendo no máximo entre 25 ou 30 linhas, pois passando disso a leitura se torna cansativa e, muitas vezes, ocorrem excesso de informações que não são relembradas no texto.

 

  • Estruture sempre a redação por parágrafos, sempre respeitando a coesão entre as informações passadas e a coerência entre um e outro parágrafo para que o texto seja bem entendido por quem lê.

 

  • Para se ter com facilidade uma coerência nas palavras basta não perder o seu ponto de vista no decorrer das transcrições do assunto abordado.

 

  • É interessante que o candidato utilize de metáforas para abordar um assunto, além de, também, utilizar de proposição que seja capaz de prender a intenção do leitor.

 

  • Contraponha ideias, isto torna o texto de forma mais dinâmica e ao mesmo tempo dá vazão ao que o escritor irá discutir e não impor ideias.

 

  • É muito importante que se revise o que foi escrito no mínimo duas vezes, pois na maioria dos casos, erros gramaticais podem dificultar a compreensão do trabalho, além de poder mudar o sentido do que se está escrevendo, então ao finalizar é bom corrigir  informações, pois este quesito sempre terá seu destaque final na redação composta de forma correta.

Gostou das dicas sobre como fazer uma redação perfeita? Confira também: Como escrever uma redação do ENEM.