Por que é tão importante saber escrever uma redação?

Você sabe como fazer uma boa redação dissertativa? A redação nos vestibulares, para muitas pessoas, é o grande vilão de um processo de seleção, que pode eliminar muitos candidatos, já que muitas instituições utilizam da redação como processo seletivo principal, onde somente os candidatos  que forem aprovados neste requisito poderão participar das provas propriamente ditas, por isto é muito importante que os candidatos saibam se fazer entender através da escrita nas redações. Este é o assunto que iremos abordar a seguir.

Como fazer uma boa redação dissertativa

Em um primeiro momento é muito importante que se faça um rascunho do que for escrito no vestibular, principalmente responder as questões e retornar a redação novamente corrigindo as informações fazendo com que o candidato tenha ideias mais claras, pois é a leitura que cria um bom escritor.
No vestibular os erros mais comuns apresentados no processo é a inadequação do tema abordado, é muito importante que quem for escrever esteja atento a proposta inicial, o tipo de redação também costuma ser confundido, é solicitado por padrão uma redação dissertativa e há muitos candidatos que realizam o texto através de narração ou poesia o que não é uma forma correta de se executar uma redação.

É importante se manter atualizado com o país e o mundo

Alguns pontos importantes deverão ser seguidos como a leitura frequente de notícias ou informações de jornais da atualidade, assuntos de ciência e cotidianos, além de livros ou até mesmo filmes legendados são uma boa pedida para os candidatos que desejam ter uma boa escrita.
As estruturas que deverão ser evitadas na redação são informações rebuscadas e subjetivas o que dificultará ainda mais o tema a ser abordado, além disso, não utilize termos ou ditos populares, pois estas informações enfraquecem, consideravelmente, o texto pois, o vestibular requer um outro padrão de linguagem isto evidenciará a criatividade e o diferencial  do seu texto.

Estrutura do texto: tamanho da introdução e da conclusão

Dependendo da estrutura de redação, o tamanho da introdução e da conclusão do texto, deverá ser em torno de 5 linhas em cada, lembrando que é importante que a dissertação do vestibular não ultrapasse mais do que 30 linhas, pois a leitura se tornará cansativa e haverá maior possibilidade de enganos e informações repetidas. Explore no máximo três argumentos e não mais do que isso, pois, clareza e objetividade são a obra do negócio e não é possível que quem escreve utilize vários argumentos sem se aprofundar em nada.
E por fim é muito importante que se leia atentamente o enunciado proposto, assim como, sublinhar as palavras-chave do texto enunciado, escrevendo o que entendeu com suas palavras, e assim, relacionando os textos para descobrir qual a real intenção do tema.

Aprendeu como fazer uma boa redação dissertativa? Confira também dicas para fazer uma redação de concurso.