ENEM: um canal para o ensino superior

Já sabe como fazer uma redação para o Enem? Atualmente o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é um dos meios mais procurados para ingressar em um curso superior. Candidatos e profissionais de baixa renda são os que mais buscam esse canal, pois o ensino superior traz a oportunidade de construir uma carreira mais sólida, com melhores condições de trabalho e qualidade de vida. Hoje a grande ideia do Enem é buscar através de conhecimentos do cotidiano atrelar conteúdos de matemática, física e biologia, entre outros conteúdos junto ao cotidiano das pessoas, sendo assim este é o modelo de provas aplicáveis neste exame. Grande parte dos candidatos anualmente reclama de uma das partes que possuem pontuação maior no Enem que é a redação.

Como fazer uma redação para o Enem

Como fazer uma redação para o Enem

Como fazer uma redação para o Enem

A compreensão e a interligação de ideias

Esta redação normalmente é voltada a assuntos atuais e notícias que são recentemente apresentadas para discussão, criando um candidato com visão crítica e capazes de dar opiniões quanto a isto.
A redação para o Enem, apesar de muito semelhante a do vestibular comum, deverá exigir dos candidatos um raciocínio mais lógico, menos rebuscado e mais completo, onde o aluno deverá enxergar os conhecimentos como um todo e não em blocos separados.
O primeiro ponto importante para se redigir um texto de qualidade é o padrão de norma culta da Língua Portuguesa, este que deverá ser seguido a risca pois, serão analisadas situações como pontuação, concordância de palavras, ortografia, acentuação, entre outros aspectos pois, não adianta o candidato possuir uma boa proposta sem dominar conteúdo gramatical.
É necessário também nas redações que o candidato saiba aplicar conceitos e reconhecer fenômenos, ou seja, compreender a ideia principal do texto aplicando conceitos para o desenvolvimento do assunto de forma correta, lembrando sempre da prioridade do Enem, correlacionar conteúdos e informações.

Estrutura e proposta da redação do ENEM

A temática de uma redação normalmente aborda questões sociais bem como violência, meio ambiente, política, entre outros.
Para escrever deverá ser respeitada uma ordem cronológica para as coisas. No Enem é importante que o candidato faça apenas uma abordagem, dando abertura a seu parágrafo inicial e mensurando de forma breve o que irá ser escrito. É importante que no decorrer do texto haja dois parágrafos pelo menos mencionando duas opiniões distintas quanto ao assunto, porém dando o seu ponto de vista quanto a informação passada, mostrando a sua opinião própria, ao finalizar deverá ser concluída de forma breve uma maneira de equilibrar as soluções para o que for escrito utilizando os dois parágrafos acima escritos.
É necessário, além disso, que o candidato pense com cidadania refletindo sobre assuntos que afetam a atualidade e a sociedade alcançando assim os tópicos propostos pelo Enem.

 

Aprendeu como fazer uma redação para o Enem? Você também pode gostar de conferir algumas dicas para ter uma boa redação dissertativa.