Como fazer uma redação para concurso

Você sabe como fazer uma redação para concurso? Um escritor que apresenta uma boa redação, é aquele que passa nitidamente no que escreve um processo de leitura prazerosa, de fácil compreensão, natural, prática e clara, ao ponto que o leitor de sua redação se sinta impactado pelo assunto abordado. Para se realizar bons textos existem alguns pontos a serem seguidos mas o principal e primordial é ter o hábito de ler, utilizando de forma correta todas as regras da norma culta de escrita da língua portuguesa além de técnicas de redação que virão a acrescentar a seu favor.

Como fazer uma redação para concurso

Como fazer uma redação para concurso

Como chamar a atenção do leitor

Um dos pontos importantes é organizar seus argumentos e informações sobre o tema proposto de forma clara e transparente, tornando algo palpável e de fácil compreensão para quem lê, sempre procurando deixar argumentos de maior força no texto para o final.

Em casos de textos que são necessários a opinião de quem escreve o candidato não deverá ficar em cima do muro, deixe clara a sua posição quanto ao assunto, porém não imponha isto pois, na maioria dos casos o que é avaliado, também, é a capacidade de opinião e reflexão do tema abordado.

Como organizar a redação

Seja claro e preciso no que irá escrever, utilizando parágrafos e frases curtas que tenham coesão com as demais partes do texto para que este seja limpo e objetivo, eliminando sempre informações desnecessárias e difíceis deixando o seu texto pesado. Além disso nunca utilize termos regionais, chulos e gírias.

Além disso o candidato deverá ficar atento às regras gramaticais, sempre observando o que é escrito, lendo novamente e reescrevendo para corrigir possíveis erros além de talvez reduzir ou concluir uma idéia que ficou inacabada.

Seja crítico de si mesmo deixando todas as informações passadas de forma enxuta, visualize as palavras a serem escritas para não ocorrer erros tendo como resultado uma forma correta de escrita.

Nunca ultrapasse margens, limites de linhas e respeite os parágrafos que forem redigidos, caso não ocorra a redação será automaticamente anulada.

Foque inicialmente a ideia do enunciado que é solicitado na redação, sempre marcando informações importantes e tópicos que poderão ser fundamentados posteriormente na escrita de forma mais fácil.

Praticar a redação é de suma importância

O que é muito comum nos concursos é o grande medo pela redação em provas que, muitas vezes, o candidato se prepara para a prova objetiva, deixando de lado a redação que, algumas vezes, possui peso maior perdendo grandes oportunidades de ser aprovado por um pequeno detalhe, afinal de contas a redação é algo fácil após se pegar a prática, e esta sempre levará a perfeição.