Como escrever uma boa redação narrativa?

Após escrevermos uma redação narrativa, sempre existe aquela pergunta que vem a nos atormentar, como: Será que o que eu escrevi ficou bom? Quando recebemos a nossa redação narrativa corrigida, normalmente recebemos correções e anotações de que falhamos em alguns pontos e que poderíamos ter evitado alguns destes erros caso tivéssemos nos prevenido e conferido toda a escrita que foi realizada anteriormente. A seguir veremos algumas formas de como evitar pequenos erros que em um conjunto se tornam fatais para se escrever uma redação narrativa e tentar a partir de então não os cometer.

Ao utilizar ás palavras existe o bom e o mau uso das mesmas que sempre funcionam de suporte principal para á realização de um bom texto, porém é sempre necessário se ter cuidado ao expressar certas idéias passadas no texto.

Como evitar pequenos erros para se escrever uma boa redação narrativa?

Uma boa redação narrativa não deverá jamais ter repetição de palavras sem uma finalização estilística, não levando em conta é claro as repetições propositais como anáforas, mas do que torna a narrativa empobrecida e desgastada. Sempre que escrever procure substituir nomes por pronomes, caso você verifique que repetiu diversas vezes a mesma palavra.

Jamais utilize o argumento clichê, que nada mais é do que a repetição contínua de expressões, palavras ou idéias que de tanto ser utilizado se tornou popular e nada mais passarão de sentido á frase.

Falta de coerência interna também é um erro bastante comum já que é necessário ter alguns cuidados ao escrever uma redação narrativa, por isto é necessário que ao iniciar uma idéia, mesmo que um pouco extensa, se conclua á mesma, pois existem algumas circunstâncias que caso sejam retiradas do texto tornará a narrativa superficial ou incompleta.

Quando criamos ou construímos um personagem, sempre devemos criar uma situação verdadeira, o que se assemelha ao humano mesmo que seja em uma fábula em que animais ou objetos são personificados dando significado aos seus atos nas sequências da narrativa.

Não há um tamanho exato para a realização de um texto porém é conveniente não ultrapassar mais de 40 ou 50 linhas pois é o limite onde a escrita começa a perder sua força e se tornar confusa, sem chamar mais á atenção de quem lê a narrativa. Faça sempre antes de escrever um breve roteiro, sobre como a história irá se desenvolver.

Apresente sempre começo meio e fim, uma dica bastante interessante para uma boa redação narrativa é começar o que irá contar pelo clímax do tema rompendo o lugar comum normalmente utilizado por todos os escritores chamando mais á atenção do corretor de seu texto.

-family:”Tahoma”,”sans-serif”; mso-fareast-font-family:”Times New Roman”;color:black;background:white; mso-fareast-language:PT-BR’>Estes são alguns passos importantes para que se faça uma boa redação discursiva argumentativa.

 

a estrutura dos parágrafos e a sua divisão, observando se há introdução, desenvolvimento e uma boa conclusão, por isso é bom que o texto seja analisado diversas vezes e reescrito se for o caso, pois muitas vezes o candidato escreve uma ótima redação porém esquece da conclusão do seu texto.

É necessário que por padrão as redações possuam entre 25 e 35 linhas no máximo conseguindo estes passos com certeza terá uma ótima redação. Para saber mais sobre Redação Narrativa, acesse este outro post, onde fornecemos maiores detalhes sobre o assunto.