Como escrever bem uma redação

Há profissionais e estudantes que desejam realizar uma ótima redação, mas, algumas vezes, isto não acontece, devido a falta de conhecimento ou de informação e leitura de coisas que ocorrem em nosso cotidiano e acaba frustrando os candidatos . Neste momento iremos citar alguns pontos importantes para que se tenha uma ótima redação no processo que irá realizar.

Em um primeiro momento é necessário que o candidato seja um tanto cauteloso em sua redação, observando a coerência entre frases, assim como, respeitando os verbos, que deverão sempre estar em terceira pessoa referindo-se a ele, ela, eles ou elas. Nunca deve-se utilizar primeira pessoa pois, normalmente, quem utiliza esta forma de escrita nem sempre conseguirá se manter na mesma até o final do texto.

Cuidado com expressões e gírias em redações

A linguagem utilizada, sempre deverá ser formal, obedecendo às normas cultas gramaticais, sempre evitando utilizar oralidade, gírias e regionalismos no texto, pois por mais que a redação esteja ótima, se isso ocorrer a redação se tornará pesada e não atrativa para quem lê, prejudicando, muitas vezes, o bom entendimento do texto.

As palavras utilizadas deverão ser colocadas no sentido denotativo do texto, literal, obedecendo sempre o que consta no dicionário, sempre deixando o sentido figurado e subjetivo para poesias e também outros tipos de texto que exigem esta estrutura.

É importante para se escrever uma ótima redação que o candidato escritor não utilize expressões bastante comuns como “na minha opinião”, “eu penso”, pois torna o texto redundante e a redação deverá mostrar o ponto de vista do autor em relação a um fato, porém de forma argumentativa sempre  utilizando a terceira pessoa.

O texto precisa apresentar introdução, desenvolvimento e conclusão

Os períodos escritos deverão ser sempre breves e claros pois períodos escritos de forma longa geram confusão. É importante, também, realizar a pontuação correta sempre que se finalizar a ideia é necessário a utilização de ponto final. Entende-se que estes períodos estarão incorretos caso a oração seja emendada por vírgulas realizando um período longo e confuso.

Cuide sempre a estrutura dos parágrafos e a sua divisão, observando se há introdução, desenvolvimento e uma boa conclusão, por isso é bom que o texto seja analisado diversas vezes e reescrito se for o caso, pois muitas vezes o candidato escreve uma ótima redação porém esquece da conclusão do seu texto.

É necessário que por padrão as redações possuam entre 25 e 35 linhas no máximo conseguindo estes passos com certeza terá uma ótima redação.