A importância da redação em uma seleção

Você sabe como fazer uma boa redação dissertativa? Na maioria das vezes, quando vamos realizar um concurso público, vestibular, ENEM, supletivo,  aparece um grande desafio a nossa frente, e nem sempre estamos preparados para isso. Esse “monstro”, que muitas pessoas tem dificuldade de fazer é a temida redação. O texto é um passo muito importante em qualquer tipo de seleção, pois através dele pode-se analisar traços de caráter pessoal, além de senso de organização, astúcia e, muitas vezes, a capacidade de elaborar soluções rápidas para situações difíceis no cotidiano do trabalho ou estudo a ser executado. Este passo a passo abaixo tem como objetivo facilitar a compreensão e forma de escrever uma boa redação.

Como fazer uma boa redação dissertativa

Como fazer uma boa redação dissertativa

Como fazer uma boa redação dissertativa

  • É essencial que a pessoa que for escrever tenha uma visão ampla e raciocine primordialmente pelo tema abordado, já que normalmente existe um parágrafo explicativo sobre o que deverá ser escrito neste processo.
  • É importante estar bem informado com relação ao assunto abordado, sendo bastante crítico, pois é essencial optar pelo sim ou pelo não, por exemplo, e nunca pelo talvez. É essencial ter uma opinião com o tema em questão, pois caso contrário, a dissertação não fará nenhum sentido.
  • É fundamental, também, estar sempre buscando informações e leituras de temas atuais, pois caso a pessoa que for escrever não estiver inteirada de diversos assuntos, não terá boas ideias para executar uma boa redação. A leitura ajuda na escrita, na concordância e adição de palavras novas, assim como metáforas, que podem enriquecer demais a redação.
  • Escreva sempre em português, não em alemão ou grego, é sempre importante  ter coesão nas  palavras para que o texto não fique sem nexo e nem faça quem está lendo ter que entender o que está escrito, além de ter que interpretar a ideia principal do texto, pois isso acaba dificultando a absorção de informações.
  • É importante também que quem escrever saiba juntar as informações que possui, com coesão e coerência. Caso haja dificuldades em escrever sobre apenas um assunto, junte as informações que sejam condizentes obviamente e as escreva de forma paralela no assunto da redação.

 

Originalidade na hora de escrever

A redação sempre deverá ter introdução, onde deverá ser informado os temas a serem abordados e uma breve informação de todo o conteúdo disposto no texto. A partir do segundo parágrafo deverá ser desenvolvido o ou os assuntos a serem abordados juntando ao número de conteúdos abordados, por exemplo, caso sejam citados dois ou três assuntos na introdução deverão ter o número de parágrafos correspondentes, respeitando sempre a forma de se escrever o texto com objetividade, frases curtas e procurar abordar sempre somente o assunto principal.

Não faça uma cópia, não seja um xerox, seja original nas informações passadas pois a forma de escrita pessoal é sempre enriquecida pela originalidade, portanto baseie-se  em informações, mas não as copie de algum lugar, seja original e desafiador nas informações passadas, criando empatia e ao mesmo tempo informações críticas ao receptor, criando espírito crítico em quem lê o que é escrito.

É de extrema importância também que quem escreve tenha muito entusiasmo nas informações que forem passadas fazendo tudo da melhor forma possível, pois assim ficará com certeza bem feito, faça tudo com carinho e muita calma pois só assim passará a mensagem principal que deseja, tendo assim uma redação excelente.