Como começar uma boa redação

Como começar uma boa redação – Várias vezes, o mais complicado é dar início a redação. Depois do primeiro parágrafo, ou seja, da introdução, a impressão é que as ideias fluem melhor, já que determinamos o ponto chave que iremos falar.

Redação não é cálculo, nem algo que se possa seguir o coração e simplesmente escrever o que vier na cabeça. Por isso há certa dificuldade. Não podemos seguir fórmulas e nem seguir o coração. Então, como começar bem uma redação no vestibular, no concurso ou no Enem?

Como começar uma boa redação

Como começar uma boa redação

Assim como para construirmos uma casa precisamos ter uma planta, para fazer uma redação necessitamos ter um projeto, nem que seja só em mente. No planejamento colocamos ideias, estabelecemos argumentos e pensamos aonde queremos chegar com a redação. E assim começamos a primeira etapa do texto.

O que devemos colocar na introdução?


Na introdução buscamos chamar a atenção do leitor, e para isso devemos evitar pontos de partida como: hoje em dia, atualmente, a cada dia que passa, no mundo em que vivemos, etc. O ideal é iniciar o texto com uma declaração, uma pergunta, uma definição, uma comparação, oposição, alusão histórica, uma frase nominal seguida de explicação, uma citação de forma indireta, exposição de ponto de vista, ilustração, retomada de um provérbio ou uma sequência de frases nominais.

Um exemplo de um início de texto com o significado do assunto a ser questionado:

“A gíria é um patrimônio comum, é um instrumento de comunicação que parece imprescindível, sobretudo, para a juventude. Até mesmo as gerações que a condenavam acabaram por assimilar algumas expressões de maior ocorrência.”

(Thaís Montenegro Chinellato)

Outro exemplo, mas este iniciando com a própria indagação do tema, transformando-o em interrogação e/ou fazendo perguntas sobre ele:

“Será que existem fatos (não preconceitos) a confirmarem a inépcia ou mesmo a inferioridade de certas raças, estacionadas durante o processo evolutivo, a meio caminho entre o animal e o homem? São perguntas, não afirmações. Mas, por que admitiríamos, no plano individual, a existência de gênios e retardados e tememos fazê-lo no plano racial?”

(Emir Calluf, Gazeta do Povo)

Na maioria das vezes, as duas primeiras frases representam para o leitor certa expectativa a respeito do assunto que fica suspenso até a terceira frase. Outra opção para se começar uma boa redação é montar o primeiro parágrafo sem dar ênfase para o tema, expandindo-o somente no parágrafo posterior.

A introdução do trabalho não necessita ser muito extensa, o recomendável é que você apresente as ideias principais para o leitor se sentir se convidado a ler seu trabalho. Vale lembrar que ela é uma das primeiras coisas que o professor olha na pesquisa na hora da correção, logo vale a pena caprichar nela já que não é uma coisa tão difícil de se fazer. Caso ainda tenha dúvidas ou queira saber mais sobre como começar uma boa redação dissertativa, acesse aqui.