Como fazer uma ótima redação?‏

Coletivo

Coletivo

Muitas pessoas ainda tem muitas dúvidas quanto ao escrever um bom texto e uma boa redação em um processo de seleção qualquer, seja ele para um concurso público, processos de seleção de empregos ou ainda vestibulares, por diversas vezes, candidatos extremamente qualificados não são aprovados por não saberem estruturar corretamente uma boa redação ou até mesmo não conhecer sobre o conteúdo por falta de leitura. A seguir daremos algumas dicas de como se escrever um bom texto seja ele para qualquer finalidade além de como se utilizar de coletivos anexando-os também em uma redação.

Primeiramente para se iniciar um bom texto é necessário uma boa idéia, normalmente em todo o texto proposto é passado para se escrever um enunciado, este que poderá obter informações importantes que deverão ser coletadas através de palavras chaves assim como também frases importantes, sempre faça uma boa pesquisa, esteja inteirado de acontecimentos recentes pois normalmente estes são os temas que serão abordados nas redações.

Na segunda parte do texto é necessário que se utilize o desenvolvimento do texto, este que deverá conter informações importantes, sendo a parte mais densa do que foi escrito, é necessário realizar o desenvolvimento de opiniões assim como também idéias propostas, procurando sempre dar vazão para que o leitor reflita ao que for lido.

Por último e a parte mais importante do texto é necessário se realizar um fechamento, que é a chamada conclusão, esta que deverá mostrar á finalização de idéias que foram passadas no decorrer do texto sempre fazendo com que o leitor reflita sobre o que foi escrito. Após escrever sempre realize uma boa revisão corrigindo possíveis erros de grafia e pontuação, pois uma redação limpa terá todo um diferencial na banca de correções.

Como utilizar o coletivo?‏

O uso do coletivo também é muito encontrado em redações porém de formas incorretas, o conceito de coletivo se tratará sempre de um bando, multidão, trança, cacho, ou também uma palavra coletiva como maioria, minoria, grande parte, pequena parte, porções, etc. O coletivo nada mais é do que qualquer vocábulo que no singular indique á pluralização dos elementos.

Regras sobre o uso do coletivo:

  • Coletivos sem restritivismo, é onde o vergo irá ficar no singular, sempre concordando com o coletivo, que é no singular como:

“A maioria está contra as medidas do governo”

  • Coletivo distante do verbo, neste caso o verbo poderá ficar no singular e também no plural como nos exemplos:

“A multidão, após o jogo, invadiu/ invadiram o campo.

Estas foram algumas dicas para se escrever uma boa redação